Conheça 10 comidas típicas do Japão

Espanglish Traduções Espanglish Traduções oferece seus serviços de Tradução simultânea em japonês.

(41)3308-9498 / (41)99667-9498

atendimento@espanholinglescuritiba.com.br

 

Muito além do sushi: 10 comidas típicas japonesas.

Quando falamos de comida japonesa no Brasil, o que vem à mente são os rodízios (deliciosos, a propósito) de sushi, sashimi e suas variações. Claro que os sushis daqui do Japão são diferentes dos do Brasil: não existe hot roll, nada de cream cheese ou as combinações estranhas de morango com arroz. Contudo, aqui encontro sushis de uma variedade de peixes muito mais ampla, e já comi até de pato defumado! Mas engana-se quem pensa que a gastronomia japonesa pára no rolinho de peixe cru! Nessa lista vou mostrar 10 comidas típicas japonesas e alguns dos pratos mais populares do Japão.

Lámen (ou rámen)

Esse deve ser um dos mais conhecidos. Trata-se de uma sopa com macarrão e ingredientes variados, como nori (alga), ovos, carne de porco e até massa de peixe. Há vários tipos de lámen: pode ser de missoshiro (aquela sopinha de soja), de shoyu, de sal, cozido com ossos de porco… a depender do seu gosto e da região do país.

Sobá, Udon e Somen

Ainda falando de massas, temos o udon, que é praticamente o mesmo macarrão do lámen, mas bem mais grosso, na espessura de um canudinho. Esse macarrão vai bem com os caldos mais leves, já que é bem pesado. O somen, pelo contrário, é uma massa super fininha, que combina com os caldos mais pesados.

Já o sobá é uma massa feita com uma farinha diferente da branca: a farinha de trigo-sarraceno, que dá ao macarrão uma coloração marrom. Ele pode ser desfrutado também sem caldo, apenas com um molho tradicional, frio ou quente. Essa massa é popular o ano todo, mas é também comida típica do ano novo.

Tonkatsu

O tonkatsu é uma carne de porco empanada e servida com molho tarê – aquele adocicado – e geralmente acompanhado de arroz e salada. Embora eu acredite que seja o mais popular, não é o único katsu: tem também empanados de camarão, de frango, de queijo… E dá-lhe fritura!

Okonomiyaki

Fonte: arquivo pessoal

Só de escrever me dá água na boca. Esse prato típico fica entre uma omelete e uma panqueca. Consiste em ovo, salada e – juro! – o que mais você quiser colocar. Pode ser bacon, queijo, frango, carne… enfim, o que estiver disponível no cardápio! Nos restaurantes mais tradicionais, você escolhe o seu recheio previamente e ele vem em uma tigela, já pré-temperado e com um ovo cru dentro. Depois de misturar bem os ingredientes, você mesmo pode cozinhar o seu okonomiyaki na chapa disponível na mesa. Coloque a massa que você misturou, espere um pouco até ficar consistente e vire para cozinhar o outro lado. Depois, é só complementar com os temperos que você preferir. Na foto, era um okonomiyaki de queijo com bacon com molho tarê, maionese e katsuobushi, um tempero à base de peixe.

Takoyaki

Sim, sim e sim! São os bolinhos de polvo mais deliciosos do planeta. Eles são feitos em uma chapa com formas arredondadas e o cozinheiro vai colocando, em cada bolinha da chapa, a massa ainda líquida e um pedaço de polvo. Conforme vai cozinhando, a massa vai tomando forma e o cozinheiro, habilidoso com o hashi (os talheres japoneses em forma de pauzinhos), vai movendo as bolinhas para que não queimem e cozinhem por igual.

Yakiniku

Chega bem perto do nosso churrasquinho. Só que a grelha fica bem no meio da mesa e você pode escolher o que vai querer comer: uma variedade imensa de carnes, frutos do mar, e como todo churrasco japonês, muitos legumes. Eu adoro!

Yakitori

E se o churrasco japonês do yakiniku não for suficiente para matar as saudades do Brasil, esses espetinhos de frango vão ajudar. Tem de todo tipo: como almôndega, só a pele, cartilagem, peito… Os molhos que geralmente acompanham são apenas sal ou tarê.

Shabu Shabu

Mais um “faça você mesmo” japonês, o shabu shabu consiste em uma variedade enorme de ingredientes como carne, guioza (os bolinhos de porco ou legumes), legumes, salada, alga e até macarrão para você escolher. No centro da mesa, tem uma panela com duas divisões: uma só com água e outra com um caldo da sua escolha. E pronto, basta colocar o que quiser para cozinhar e ir comendo quando julgar pronto, podendo acompanhar outros molhos de sua preferência, como o de gergelim, que é bem tradicional (e o meu preferido).

Moti (ou mochi)

Enfim, chegamos aos doces! O moti é um doce feito de arroz moído em pasta e depois moldado em bolinhas. Ele pode ser recheado ou com sabores diferentes já na própria massa. Os mais comuns são de frutas (morango, banana, uva…), chá verde (matcha), chocolate e o famoso recheio de anko, o doce de feijão japonês. Acho que o meu preferido até hoje foi o de uva, mas a cada estação é uma surpresa nova nas lojas de moti. Adoro esse doce!

Melon pan

Isso mesmo: pão de melão. Não é o melão que tem no Brasil, mas aquele verde, menor. É como se fosse um pão doce, mas fica o gostinho da fruta no fundo. Ele pode ser recheado (de creme, geralmente), ou não, mas certamente será gostoso. Fresquinho então, nem se fala! A casquinha por fora fica crocante e a massa fofinha… não tem igual! E, claro, como boa brasileira de paladar típico, não dispensa a companhia de um cafezinho…

Um comentário em “Conheça 10 comidas típicas do Japão

  1. https://articlesbaseblog.wordpress.com/2018/04/17/dowiedz-sie-jak-poderwac-dziewczyne/ https://articlesbaseblog.wordpress.com/2018/04/17/dowiedz-sie-jak-poderwac-dziewczyne/ https://articlesbaseblog.wordpress.com/2018/04/17/dowiedz-sie-jak-poderwac-dziewczyne/ https://articlesbaseblog.wordpress.com/2018/04/17/dowiedz-sie-jak-poderwac-dziewczyne/ The Bengali film industry may be there
    since 1890sed a great deal therefore gets the quantity of film
    lovers. Unfortunately, the Go Cart Track must be closed to make
    means for these developments. Without a doubt, your friends and relations
    need out for the perfect interest of one’s child.

    https://buildyourownshedsite.wordpress.com/2018/04/14/jak-odzyskac-dziewczyne/

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s