Igreja Matriz é o ponto turístico mais antigo de Cuiabá

Espanglish Traduções oferece seus serviços de Tradução Juramentada de Contratos em Cuiabá nas línguas espanhola, inglesa, francesa, alemã, italiana, russa, holandesa, portuguesa (PT), japonesa, coreana, entre outras.

http://www.espanglish.com.br 

(41)3308-9498 / (41)99667-9498

atendimento@espanholinglescuritiba.com.br

Em 5 de abril de 1910, a diocese foi elevada à arquidiocese.

A Catedral Metropolitana de Cuiabá é o local de turismo mais antigo da capital, quase tricentenário quanto a cidade. Construída em 1722, inicialmente de pau-a-pique, a igreja, dedicada ao Senhor Bom Jesus, foi reconstruída em taipa entre 1739 e 1740, enquanto a primeira torre sineira data de 1769.

A igreja tornou-se sede da prelazia em 6 de dezembro de 1745, sendo elevada à diocese de Cuiabá em 15 de julho de 1826. Em 1868, passou por uma reforma que lhe alterou a torre e a fachada, novamente modificadas na década de 1920, ao mesmo tempo que a segunda torre era construída. Em 5 de abril de 1910, a diocese foi elevada à arquidiocese.

Com o pensamento modernizante vigente na década de 1960, tomou-se a decisão de demoli-la, o que ocorreu em 14 de agosto de 1968, somente após várias cargas de dinamite, ato que por vários anos foi lembrado e lamentado. Seu antigo relógio, da marca Michelini, pode ainda ser visto hoje no Museu de Arte Sacra de Mato Grosso.

No lugar da antiga igreja foi construído um templo novo, de concreto armado, obra que começou pela capela-mor, aos fundos, antes mesmo da demolição completa da antiga igreja, e foi inaugurada em 24 de maio de 1973. Ela foi declarada basílica menor em 15 de novembro de 1974.

A Igreja Matriz é um dos cartões postais de Cuiabá e ainda hoje, um ponto turístico de referência para quem visita a capital mato-grossense.

fonte: https://www.24horasnews.com.br/entretenimento/igreja-matriz-e-o-ponto-turistico-mais-antigo-de-cuiaba.html

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s